Comida
Comentários 7

Porque Sim – Karaokê Box

Esse post NÃO é um publieditorial.

A primeira vez que entrei no Porque Sim foi a alguns anos. Era meu aniversário e eu desejava comemorar em um karaokê. O piso de cima abriga saletas para até 10 ou 20 pessoas, com o equipamento para a cantoria, um sofá puído e um telefone para pedir os comer e bebes.

Não estou aqui para falar do karaokê, entretanto (talvez em um outro post). O andar de baixo da casa possui várias mesinhas, cadeiras confortáveis e uma decoração bem oriental. Tem duas TVs, sempre ligadas no canal NHK, sem legenda alguma, tal como os diversos mangas espalhados pelas prateleiras, o qual você pode pegar um e ficar lendo enquanto come, se souber japonês.

A clientela, por sua vez, é em grande parte composta por japoneses e seus descendentes que se sentem à vontade em um ambiente que fala a sua língua. Qualquer dia da semana que decidir ir comer no Porque Sim, saiba que sempre vai encontrar um grupo de orientais ou um oriental acompanhando de ocidentais. Quando é um ocidental comendo sozinho e ele estiver engravatado, tenha certeza que trata-se de um advogado, pois há muitos trabalhando nessa região do centro de São Paulo.

Não sei se alguém já lhe contou o que estou prestes a falar, mas digo: Quando se trata de um restaurante de comida regional/típica, você pode estar certo de que o lugar serve boa comida se notar que a maioria de seus frequentadores tem laços de sangue com o lugar o qual a culinária do restaurante se propõe a servir. No Porque Sim há muitos japoneses e seus descendentes como frequentadores fiéis, o que não acontece com boa parte dos restaurantes da região da Liberdade. Portanto, esteja certo que a comida deste lugar é boa.

Se quer comer bem, peça os pratos quentes. Todos eles são generosos. Ao modo oriental, quase todos os pratos possuem carne de porco, mas, se gosta de comer, pode pedir gentilmente que seja retirada ou substituída pela de boi. Se é vegetariano, sugiro que coma lamén ou um dos meus pratos favoritos, o Yasaiitame Teishoku, prato com legumes refogados e broto de feijão e acompanhamentos, que custa apenas 22 reais e vem tão bem servido como você pode ver na foto.

O Curry é fortíssimo, com menos vegetais do que eu como em casa. Em compensação, o lugar possuí o melhor Yakissoba que já comi na vida. Sem exageros. Distinto da comida do Japão, o Porque Sim serve comida bem temperada, o que me agrada, pois sou mestiça e adoro um bom tempero. Por meros 16 reais você pode experimentar o Sosu Yakissoba, que sempre é servido com a carne mucissa e que apesar de parecer um prato extremamente simples no cardápio, é muito delicioso no prato. Apenas tome cuidado para não misturar as tirinhas rosas que são servidas por cima da comida. Trata-se de gengibre, para limpar o paladar. O prato acompanha missoshiru, que é a sopa de missô. Se não sabe o que é missô jogue no google ou visite um dos mercadinhos orientais da região.

Uma dica para a vida: Se for comer comida oriental, por mais bem temperada e ainda que peça fritura, faça-me um favor e não peça cerveja ou refrigerante, ainda mais se for a base de cola. Essas coisas simplesmente assassinam o sabor da comida (qualquer que seja) e comida oriental tem sabores muito sutis. Peça um chá, quente ou gelado, que em muitos lugares é mais barato que as bebidas que mencionei ou são cortesia da casa.

Enquanto ao Porque Sim, digo que é meu lugar favorito para comer quando estou na Liberdade. O dia mais cheio da semana é sexta-feira no horário do almoço, onde você pode enfrentar uma pequena fila de espera. Aos finais de semana chegue à porta do lugar antes do meio dia. O bairro todo fica cheio de turistas pela presença da feirinha de artesanatos e aperitivos que fica logo na saída do metrô e a fila de espera no restaurante fica impossível. Jantar é mais fácil, aos sábados e domingos, mas chegue até às 19:00.

PORQUE SIM – KARAOKÊ BOX
Rua Tomaz Gonzaga, 75, Liberdade, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3277-1557
Site: www.karaokeboxporquesim.com.br

Espero que tenha gostado da resenha! Se tiver algum restaurante que ame de paixão e que queira indicar, passa nos comentários e deixe o nome do lugar. Adoraria conhecer novos lugares indicados por você! 🙂

Anúncios

7 comentários

  1. Digo sem medo que o tonkatsu de lá é um dos melhores que já comi na minha vida 🙂
    Isso que já tentei procurar um melhor no Japão e sem sucesso

    Recomendo muito ❤

    Curtir

    • Tudo de lá é delicioso (não é a toa que esteja sempre cheio) Hoje tentei almoçar no restaurante e… Sem sucesso. Fila de espera interminável. Não experimentei o tonkatsu ainda, mas com sua sugestão vou provar sem falta! 🙂

      Curtir

  2. Pingback: Gastronomia: Restaurante Itidai | Entre Batons e Cafés

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s