Art
Comentário 1

Kandinsky: tudo começa num ponto

Kandinsky é um pintor russo e foi o pai do abstracionismo no ocidente. Se você estudou algo de história da arte em algum momento, deve se lembrar que o pintor também foi professor da Bauhaus, escola vanguardista de design, arquitetura e artes plásticas.

Fui à exposição Kandinsky: tudo começa num ponto sem procurar qualquer informação antes. Esperava encontrar suas obras de seu período da Bauhaus. Para meu engano, não havia pinturas desta época, mas sim o início do movimento abstracionista.

Durante a exposição é possível conhecer obras de outros pintores contemporâneos de Kandinsky e que embarcaram em seus estudos de arte não-figurativa, como David Burliuk, Gabriele Münter, Mikhail Larionov e um único quadro de Melevich.

O mais bacana da exposição é entender de forma concreta a gênese do movimento abstrato. Desde o culto dos camponeses russos a São Jorge pela crença de que ele protegia as terras e ajudaria em sua fertilidade, até a influência xamânica do norte da Rússia e da Mongólia.

Aos 23 anos, Kandinsky viajou a Vologda e conheceu o povo Kómi e suas profundas práticas religiosas, as quais impressionaram o jovem pintor, que se ligou profundamente as tradições e crenças Kómi, por ele mesmo possuir antepassados siberianos.

Foi desse encontro que Kandinsky desejou retratar as emoções na arte de uma forma não convencional pela arte abstrata, com um profundo elo com o espiritual.

A exposição já passou pelo Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e fica em São Paulo até dia 28 de setembro. O CCBB SP fica aberto de terça a domingo, das 9h às 21h. Se quiser evitar filas adquirindo o ingresso gratuito disponibilizado no aplicativo do ingresso rápido.

Vale muito a pena ver a exposição!

0001-42617472ESSE POST FAZ PARTE DA COMEMORAÇÃO PELO #BLOGMONTH E DO PROJETO BEDA
acesse o site oficial by rotaroots - veja todos os posts do projeto
Anúncios

1 comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s