Batons
Comentários 7

Armário-Cápsula: O Que é e como ter um

O conceito de armário-cápsula foi criado pela inglesa Susie Faux lá nos anos 70 para se referir a um guarda-roupa que contém apenas itens essências atemporais. De lá até os dias de hoje, esse conceito se popularizou muito, foi tema de desfiles com a temática minimalista. A ideia básica é de ter roupas que se adequem a qualquer ocasião com o mínimo de roupas possíveis. Esse minimalismo foi adotado por nomes como Dora Karan e Tim Gunn. Nos blogs se popularizou a partir da Caroline do Unfancy, pela Courtney do The Project 333 e aqui no Brasil pela Gabi do Teoria Criativa, onde conheci esse universo em busca de um armário minimalista e pensei “por que não?!”.

Como funciona?

Eu adotei o armário-cápsula no comecinho de agosto, seguindo a proposta da Caroline de criar um pequeno e versátil guarda-roupa com 37 peças. Isso, só 37 peças! Por ser um número pequeno, você precisa amar cada uma de suas peças, mas elas também devem atender as suas necessidades. Por exemplo, se trabalha em um escritório, não ajuda se a maioria das peças que ama forem totalmente despojadas, entende?

As grandes bandeiras do armário-cápsula são a promessa da definição de estilo, do autoconhecimento, do desapego e de se distanciar do consumo desenfreado. Tudo isso, pois para montar um guarda-roupas mínimo é necessário um bom conhecimento de qual é seu estilo de vida, qual imagem quer passar aos outros e como ama se vestir. A lógica de diminuir as compras deve funcionar ao limitar o número de peças e escolher apenas aquelas que ama, consequentemente freando o desejo de consumir.

Mas só 37 peças?

O número 37 veio da observação de Caroline de acordo com o próprio estilo de vida, necessidades e variações climáticas onde mora nos Estados Unidos. Ela mesma começou tentando usar 33 peças inspirada no Project 333. Desde que comecei a pesquisar sobre o assunto, vi meninas por ai com um guarda-roupa minimalista de 40 peças, outras com um de 17 (pasmem!).

O número que definir deve ser usado durante um período. A Caroline troca conforme as estações do ano, ou seja, a cada 3 meses. Isso não significa que se joga todas as roupas fora e compra 37 novas! O armário cápsula serve justamente para definir o que é essencial de acordo com sua vida por um determinado período de tempo.

Vamos dizer que aquele sobretudo não vai ser usado no verão, então ele sai de cena, é guardado e no lugar dele entra uma peça que se adeque ao calor e ao que deseja para seu estilo. Só são trocadas de tempos em tempos aquelas peças  que estragaram e aquelas que não são essenciais para aquele período.

Eita! É muita regra!

Odeio regras, porque quando são muitas acabam por complicar a vida ao invés de ajudar. No caso do armário cápsula, é tudo bem simples. Podemos resumir tudo em 3 passos:

Passo 1: Estabeleça um número mínimo de peças e tenha certeza que seu armário tenha essa quantidade.

Passo 2: Estabeleça por quanto tempo vai usar essas roupas e não compre nada durante esse tempo.

Passo 3: Ao final desse tempo estabelecido, planeje e compre as peças que são essenciais para o período seguinte.

E como eu faço para reduzir o meu guarda-roupa ao mínimo de peças?

Caroline sujete esvaziar o armário e escolher apenas as peças que você absolutamente ama. Ao escolher apenas as roupas que adora, naturalmente seu estilo aparece e se destaca daquelas peças que você não sabia o por quê tinha ou o por quê não gostava apesar de achá-las bonitas.

Após isso, deve-se criar 4 pilhas: roupas que ama e usaria agora, roupas que não ama, mas não sabe o que fazer, roupas que não quer e roupas sazonais.

As roupas que ama vão imediatamente para o guarda-roupa, as que não sabe o que fazer e as que estiverem fora da estação são guardadas longe das escolhidas para o armário-cápsula e as que não quer cabe a você se desfazer delas, vendendo, doando ou jogando fora. Após isso, veja se precisa comprar algo e planeje quais peças deseja de acordo com seu estilo e necessidade.

O que entra no armário-cápsula são:

– Camisas, blusas, cardigans, casacos etc.
– Calças, shots, bermudas, saias etc.
– Vestidos, macacões, etc.
– Sapatos em geral.

O que não entra são:

– Acessórios.
– Bolsas e mochilas.
– Roupa íntima.
– Roupas de academia ou outra atividade esportiva.
– Roupas de festa.

O armário-cápsula é pra quem?

Sendo óbvia: é para quem quiser! Seja homem ou mulher, cis ou trnas, seguidores da moda ou não. Claro que se você ama de paixão fazer comprar, voltar para casa cheia de sacolas e consegue ficar suave com a conta do cartão de crédito depois disso, ok! Ninguém está falando que todos devem adotar um armário minimalista.

Mas se você realmente acha que está comprando de mais, que tem muita roupa em seu armário, mas quando vai se vestir tem a sensação que não tem nada que queira usar, ou se simplesmente quer descobrir seu estilo e lavar menos roupa, então o armário-cápsula pode te ajudar se quiser.

Meus motivos foram muitos e eu também reduzi o número de peças de um jeito diferente do proposto pela Caroline. Quer saber como fiz e como ficou meu guarda-roupa? Então fica de olho no próximo post sobre armário-cápsula que eu prometo contar tudo lá! (:

7 comentários

  1. Caramba, o armário capsula veio com tudo, né? vi em uns 3 lugares diferentes sobre ele mês passado, e nunca tinha ouvido falar antes. Achei interessantíssimo, mas lendo sobre vi que não compensa pra mim. Sem querer eu já tenho um. Quase nunca compro roupas, e se compro uma camiseta acabo doando 3 mais velhinhas, enquanto a nova eu uso 3x mais. Acho que monto um guarda roupa com 20 peças por estação fácil. Engraçado que eu sempre ouvi minha mãe reclamando que uso roupas repetidas, que não compro roupas, que está tudo muito usado e quando vou ver as pessoas estão buscando ser mais assim, ahah
    Adoro a diminuição de consumo e a ideia de viver com menos, apoio total o armário capsula 🙂

    Curtir

  2. Oi Cris, setembro é mês que defini para começar meu armário- cápsula…estou muito empenhada a reduzir a quantidade de coisas paradas e que não uso mais…Adorei seu post…bem claro e explicativo sobre o armário -cápsula.

    Curtir

  3. Cris, já fiz uma limpa no meu guarda-roupa, mas não sei se consigo determinar apenas algumas peças para fazer o armário-cápsula. Porém, acho fundamental ter um guarda-roupa coeso, enxuto. Só assim a gente sabe exatamente o que tem e como usar.

    Curtir

  4. BA MORETTI diz

    quando eu li sobre o armário cápsula lá no blog da gabi eu achei esse lance genial. só que não sei o passo a passo nem nada. peguei a ideia base do projeto (descobrir seu próprio estilo e definir prioridades dentro do que se tem, do que precisa, enfim… consumo consciente). fiquei de cara com as conclusões que tirei com o que eu tinha e como eu comprava e pra finalizar, fiquei super feliz com o ~novo armário que super me deixou satisfeita e praticamente não fico mais pilhada pensando no que usar HAHA tão bom né? se conhecer, definir prioridades, mudar… bom demais!

    Curtir

  5. Muito boa sua explicação!
    Acho muito legal essa ideia de armário cápsula. Já estou passando por um processo de desapego e descoberta de estilo, por enquanto ainda não estou preparada para o armário cápsula, mas quem sabe num futuro não muito distante!
    Beijo!

    Curtir

  6. Eu to vendo faz um tempinho esse conceito de armário cápsula e suspeitei que fosse algo do tipo, mas não tinha procurado saber mais. Olha, quando dissestes ali que serve pra alguém que tem muita roupa, mas na hora de sair acha que não tem nada… Rolou uma identificação 100% aqui. Não sei quanto eu conseguiria reduzir de peças, mas parece uma boa ideia, apesar de que eu, normalmente, não compro muitas roupas mesmo =P então não seria um problema pra mim a questão do consumismo.

    Curtir

Deixe seu comentário!